sábado, 25 de setembro de 2010

POR QUE INVESTIR NA INTERNET?

As últimas pesquisas indicam que no Brasil mais de 12 milhões de pessoas estão conectadas à Internet, um número bastante significativo, principalmente se considerarmos a qualificação desse público, majoritariamente classes A e B, ou seja, a camada da população de maior renda e, portanto, com mais capacidade de consumo.

Mais importante que o momento atual, no entanto, são as tendências. abaixo, mostra a evolução do número de usuários da Internet no Brasil. Por motivos de espaço utilizamos apenas dois anos.

POPULAÇÃO DE INTERNAUTAS NO BRASIL - Pesquisas selecionadas:

Usuários (milhões) jul/1997 1,15 - set/2004 42,04
Cresc. Mensal médio 29%
% da População 35,0

base pop. : 172 milhões

Observa-se que de Julho de 1997, período em que o mercado ultrapassava a marca de um milhão de usuários, até Setembro de 2005, pouco mais de oito anos, houve um crescimento acumulado de 3850% no número de usuários, o que, fazendo uma média simples, representa um expressivo crescimento de 29% ao mês.

Outro dado relevante é a penetração da Internet junto à população que na última pesquisa atingiu 35,0%. Como parâmetro de comparação, o mercado americano já atingiu em um período de pouco mais de 10 anos a marca de 60% da população conectada à rede. Obviamente, a expansão de um mercado depende muito da conjuntura econômica do período em questão, além de variáveis sócio econômicas de cada país, dessa forma, seria uma simplificação grosseira "importar" as taxas de crescimento verificadas no mercado americano para o Brasil.

Porém, o grau de penetração serve como um importante indicador do espaço de crescimento disponível no mercado. Quanto maior é a distância do limite de 100% da população, maior é a possibilidade de crescimento e nesse aspecto, os números mostram claramente que o mercado brasileiro tem um enorme espaço a ser ocupado.

Em estudo realizado no final do ano passado para o Cietec - Incubadora de empresas de tecnologia instalada na Universidade de São Paulo, utilizamos os dados acima, juntamente com outras variáveis, para estimarmos o mercado representado pela Internet nessa primeira década do novo milênio. O cenário projetado é seguinte:

Ano 2011
População Brasileira 199,9 milhões de habitantes
População conectada à Internet 52,9 milhões de internautas
Percentual da população conectada 26,5 %
Taxa de crescimento anual 2001-2011 19 %

Como se vê, o cenário mais plausível, o intermediário, nos indica quase 53 milhões de pessoas conectadas a Web daqui a nove anos.

Para os reticentes, vale dizer que o Yankee Group, Instituto de Pesquisa Americano, em um estudo chamado "A Second Wave: The Brazilian Internet User Forecast" projeta para o Brasil o número de 42,3 milhões de usuários de Internet já em 2006, início da segunda metade do decênio em questão. É preciso dizer mais?

O que queríamos demonstrar é que, a não ser que haja uma reversão completa do quadro evolutivo da tecnologia e de todas as tendências observadas até aqui, o horizonte próximo mostra um enorme e promissor mercado para ser conquistado nos próximos anos e isso independe de questões conjunturais e ajustes do setor, como a quebra de empresas artificialmente valorizadas pela especulação ocorrida na NASDAQ. Quem duvidar disso, corre o risco de perder o foguete da história.

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