quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Primeira página no Google: mitos e verdades sobre o tema

Descubra como seu site pode melhorar nas ferramentas de busca
Muitos clientes me procuram com o seguinte desejo: “quero fazer um site e gostaria de aparecer logo na primeira página do Google”. O que eles não sabem é que para acontecer isto são necessários alguns anos de trabalho numa página ou muito investimento em links patrocinados para ela.
O Google, por exemplo, é uma ferramenta de busca que usa diversos métodos para indexar os sites em seu banco de dados. Nenhum critério separadamente é tão forte para melhorar o resultado da pesquisa quanto à combinação deles. É o que os profissionais chamam de otimização de conteúdo. Os critérios são inúmeros e passam por constantes mudanças, porém alguns permanecem os mesmos ao longo do tempo.
O conteúdo relevante para determinadas palavras-chave é um dos critérios mais importantes que a ferramenta de busca utiliza para classificar um site. Por exemplo: se a pessoa está procurando flores, os primeiros resultados para este termo genérico serão os que trazem conteúdo relevante sobre o tema. Isto se da em forma de artigos, notícias, informações técnicas, entre outros. As empresas do ramo sabem disto e colocam parte destas informações logo na primeira página do site. Lá descobrimos também que algumas delas trabalham com comércio eletrônico e outros tipos de prestação de serviço. O tempo que o site – com o conteúdo de qualidade – está no ar é um fator determinante para sua classificação. Portanto, é mito que ele apareça organicamente bem posicionado alguns dias depois que foi ao ar. É o trabalho de anos de renovação contínua do conteúdo qualificado, que vai fazer a diferença. Ele vai trazer sua página para as primeiras posições da pesquisa. Veja o atendimento que realizo para a Ecovila Clareando. Hoje ela aparece na primeira página do Google, quando se busca pela palavra-chave ecovila.
Existem alguns critérios técnicos como, por exemplo, as meta tags, tableless, e a web semântica que também são muito importantes para uma boa classificação do site nas ferramentas de busca. Estas tecnologias estão situadas no código fonte do website – não visível para quem navega. Geralmente quem tem o controle sobre elas são os profissionais que administram seu site. Se eles derem a adequada atenção à sua empresa, vão utilizar estes recursos já em fase de desenvolvimento do projeto, trazendo assim resultados em menor tempo. Logo, é mito achar que criação de uma página de Internet, feita por empresas ou profissionais amadores, vai trazer o mesmo retorno que o desenvolvimento profissional de um projeto web. Em casos de grandes projetos, é contratado também um profissional SEO (search engine optimization) que vai tomar conta especificamente da parte de otimização do conteúdo.
Os links patrocinados (AdWords) também são uma forma de aparecer na primeira página das ferramentas de busca. Diferentemente dos métodos anteriores, ele depende da quantidade de investimento e administração das campanhas on-line para trazer resultados. Se tomarmos o Google como exemplo, os links patrocinados aparecem na parte direita ou superior da tela de resultado (fundo bege), quando efetuamos pesquisas para algumas palavras-chave. Também existem profissionais que entendem este meio e podem analisar melhor cada tipo de produto ou serviço disponível na empresa, para dar o destaque adequado. É mito porém achar que sua página vai melhorar a classificação natural (orgânica) no Google caso você faça campanhas de links patrocinados. Estas áreas se destinam a fins diferentes. Enquanto o resultado orgânico valoriza o conteúdo relevante, o link patrocinado é mais adequando a um serviço ou produto específico. Ou seja, não adianta pagar para aparecer na primeira página naturalmente se você não tem consistência de conteúdo para quem busca informação qualificada.
Existem muitos outros aspectos a considerar quando uma empresa quer se destacar nos buscadores da Internet. Profissionais experientes e empresas sérias podem ajudar você na tarefa de mesclar todas as tecnologias citadas acima e fazer com que seu negócio cresça.

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