domingo, 2 de maio de 2010

Padrões e sua Importância

Mudando com os Padrões Web

Você provavelmente tem em sua casa um aparelho de videocassete ou DVD. Aqui eu tenho um videocassete. Está ligado na antena, na televisão e no aparelho de som. E, claro, os três aparelhos estão ligados na tomada. A mágica tecnológica nos tornou cegos para a quantidade de trabalho necessária para que essas coisas funcionem. Pense bem: a eletricidade oferecida em minha tomada é gerada no Paraná, os fios e tomadas em minha casa foram fabricados no interior de São Paulo, meu aparelho de som foi feito em Taiwan, minha televisão vem de qualquer outro lugar na Ásia e meu videocassete foi feito em Manaus. Os cabos que ligam esses aparelhos um no outro foram comprados na Rua Santa Efigênia. Não faço a menor idéia da procedência das fitas que estamos usando.
Não parece algo maravilhoso que produtos de origens tão diferentes trabalhem tão bem juntos? Não é de se admirar que os plugs dos três aparelhos, fabricados em lugares diferentes, se encaixem com perfeição nas tomadas? Não é um fato notável que o tipo de sinal que um aparelho transmite seja exatamente o que o outro espera receber, que a fita que compramos no supermercado tenha as exatas dimensões e funcione exatamente como o videocassete espera e que o sinal recebido da antena, gerado sei lá por quem, seja entendido pela televisão?

Provavelmente nada do que eu disse pareceu novo ou assombroso para você. Pelo contrário, você achou natural que as coisas funcionassem assim e ficaria muito furioso se, ao comprar um novo liquidificador, descobrisse que ele não funciona com as tomadas que você tem em casa. Já na web, as coisas às vezes parecem ser diferentes. Tenho notado as pessoas maravilhadas ao verem um site que funciona bem em vários navegadores. Por que um aparelho fabricado na Ásia funciona aqui e na Europa e não conseguimos produzir um site que funcione com consistência no Internet Explorer e no Safari? A resposta são os padrões. Alguém teve o trabalho de definir quais seriam as dimensões dos pinos da tomada e que tipo de corrente elétrica seria fornecido por ali. Se você produzir tomadas com esse padrão elas vão funcionar em qualquer lugar do mundo.

Todos os sites meta8 são desenvolvidos no padrões W3C.
Acesse nosso SITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário