terça-feira, 9 de março de 2010

O que é SEO?

SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, que significa otimização de sites para buscadores.

O que é um Search Engine(SE)?


Search engine é um motor de busca, um buscador que você usa para achar conteúdos na web, como Google, Yahoo, etc.

Os search engines armazenam os dados do seu site em seus respectivos bancos de dados. O posicionamento do site nas pesquisas depende de como ele foi avaliado. Vários fatores internos e externos influenciam nesta avaliação, sendo um dos principais o número de links que existem apontando para o seu site.

O que é search engine optimization?


Search engine optimization(SEO) é o trabalho sobre a estrutura do site para que ele apareça melhor nos motores de busca. São boas práticas que os buscadores exigem para que o seu site tenha um bom ranking nas pesquisas.

Não confundir com campanha de links patrocinados. Muitas empresas falam que irão realizar um trabalho de SEO no site, quando na verdade irão apenas cadastrá-las para que apareçam em comerciais pagos. O problema disso é que, quando terminar os fundos da campanha, o site não aparecerá mais no topo, até que você volte a pagar. Por definição, campanhas de links patrocinados é uma estratégia de SEM, e não um trabalho de SEO.

E qual a vantagem do SEO? É um trabalho de médio/longo prazo que visa manter o ranking nas pesquisas sempre elevado através de confiança dos buscadores. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade. É a mesma idéia de quando você tem um produto novo e que não é muito bom. Você anuncia na TV, rádio, etc e tenta convencer de que o produto é bom por exaustão. E quando você parar de investir em propagandas, as vendas cairão. Mas se o produto for bom e tiver credibilidade, as pessoas irão comentar e a expansão no mercado não dependerá apenas de propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário